Fluidos, Umidade & Mucosidade

Umidade & Mucosidade.. vc achava que era a mesma coisa? Não, não é.

Tenho visto muito gente se confundir na hora de escolher os alimentos, utilizando a Dietoterapia Chinesa. Muita gente não sabe se um alimento pode gerar umidade, outros deixam de comer diversos alimentos então. Antes de tudo, vamos entender as diferenças entre Fluidos Corporais, Umidade e Mucosidade.

Fluidos Corporais são os fluidos presentes no corpo. O corpo humano possui de 50 a 70% de água. É bastante coisa e à medida que vamos envelhecendo esse nível de hidratação tende a diminuir, tornando o corpo menos lubrificado. Alguns exemplos de fluidos corporais são os lágrima, suor, o líquido dentro do corpo… Estes fluidos são renovamos à medida em que ingerimos líquidos e o resíduo é eliminado como urina. Então se você faz muito pouco xixi, você está acumulando resíduos tóxicos no seu organismo, que podem levar a processos infecciosos.

É importante ter fluidos corporais. Isso é um processo fisiológico. É natural. Quando a pessoa  perde muitos fluidos, por exemplo em uma desidratação ela entra em deficiência de fluidos corporais, que em Medicina Chinesa nós chamamos de Secura.

Existe também um termo chamado Umidade, que em chinês é Shi. A umidade é um fluido espesso e residual, ou seja, ela não contribui mais com o corpo, é um fluido patológico, que muitas vezes não foi eliminado como urina nem nas fezes. Nós podemos identificar a Umidade através de vários sintomas como edema. No edema o líquido está fora das células e gera uma aparência de inchaço. Isso está relacionado às funções o Baço, dos Pulmões e dos Rins, pq a transformação adequada dos fluidos depende da funções destes 3 órgãos. Outros sintomas de umidade são urina turva, fezes amolecidas,

Já o termo Mucosidade, que em chinês é denominado Tan Yin, é um líquido espesso, pegajoso que surge sob forma de muco. Mucosidade é presença de muco, ele pode aparecer como catarro, secreção nas fezes ou leucorreia, ela pode estar em outros níveis e surgir como furúnculos, linfondos, cálculos biliares… enfim, vai longe.

Então existem diferenças entre o que é fisiológico e patológico. Fisiológico é o corpo estar hidratado. Onde vc percebe bem isso? A língua pode ser um indicador breve (não é só a língua), então se a língua está levemente úmida ela está hidratada, se está seca, não é um bom sinal. E qdo vc percebe que existe um estado patológico? Quando existe saburra leve branca ou amarela, existe umidade. Quando existe saburra espessa com dificuldade para ver o corpo da língua existe mucosidade, parece um iogurte, um creme branco. Isso é muco. Outro dia comentaram comigo, ah, estou com sensação de manteiga na boca, eu falei isso é retenção de mucosidade. Ok ?

Existem alimentos que hidratam o organismo, como água de coco. Existem alimentos que promovem fluidos, então numa condição de secura o que vc pode usar, frutas cítricas que promovem fluidos.  E existem alimentos que secam umidade, são alimentos quentes, que vão secar os fluidos, transformar a umidade como os alimentos picantes e os alimentos que liberam essa umidade, ajudam a remover a retenção de líquidos como o feijão azuki.

Então é FUNDAMENTAL entender as diferenças para então escolher os alimentos. Se você não entender o que é umidade, o que é mucosidade vc dificilmente vai entender a ação do alimento dentro do corpo. Se vc não entende, vc não vê resultado.