Dicas para alimentação consciente #1

dicas para alimentação consciente

Já parou pra pensar no que você come ou você pensa enquanto come?

Hehehehe pois é, pensar e falar demais durante as refeições pode ser um problema e eu não estou falando de educação, não, eu sei que você também aprendeu que falar de boa cheia é coisa feia, e é mesmo rs

Alimentos para dieta hiperproteica

Mas o que eu tenho a te dizer hoje é que é fundamental se alimentar com atenção, com consciência, com presença. E por várias razões:

  1. Primeiro porque estar atento ao que come pode aumentar a sensação de prazer. Sim, comida já é sim uma fonte de prazer e a própria língua possui papilas gustativas que favorecem a percepção do alimento e se conectam com o cérebro para você então perceber se aquele alimento é bom ou não.
  2. Segundo, quando você está atento você mastiga mais vezes e isso contribui com todo o processo digestivo, afinal o corpo precisa de nutrientes em tamanho microscópico e não no tamanho do alimento.
  3. Terceiro, ao comer de forma atenta você consegue perceber se está satisfeito com aquela refeição ou não. O cérebro humano pode levar até 20 minutos para lhe dar a sensação de que você comeu o suficiente. Então se você comer muito rápido, seu cérebro não vai ter condições de lhe trazer a sensação de saciedade. Já dizia o ditado, quem tem pressa come cru!

Por fim, é fundamental diferenciar fome, saciedade e vontade. Alguns alimentos são mais gostosos que os outros, claro, mas não é por isso apenas que você irá comer mais. É importante que você observe o quanto está saciado e nutrido, por isso a atenção vai te ajudar a entender quando existe fome e quando existe saciedade.

Utilize estes 4 passos:

  • Respirar tranquilamente antes e durante as refeições
  • Mastigar tranquilamente o alimento
  • Sentir o sabor dos alimentos
  • Esperar ao menos 10 minutos antes de repetir a refeição.