Porquê rodízio japonês não é legal pra vc

Porquê rodízio japonês não é legal pra você

Calma, não brigue comigo! Assim como você eu também sou amante da culinária japonesa. Afinal, além de saborosa e nutritiva, a gastronomia oriental vem conquistando o público no Ocidente.

Mas o post de hoje, visa trazer um alerta à você que busca a consciência alimentar: cuidado com o exagero.

Os rodizíos são famosos por oferecerem uma grande variedade de comida a um custo único e acesso “livre” à comida. Isso atrai muita gente, pois comer também é um grande prazer.

A reflexão que hoje trago à vocês é:

  • Você precisa comer TUDO aquilo?
  • Isso aumenta ou distorce o seu prazer?
  • O que você está pagando realmente vale pelo que está comendo?
  • Qual é a qualidade do alimento?
  • Como você se sente depois de ir ao rodízio?

Sim, tenho certeza de que milhares de pessoas vão concordar comigo que a comida seduz e normalmente se come muito mais do que se deveria nas refeições dos rodízios.

Outra coisa importante é, embora os alimentos da culinária oriental sejam bons é preciso tomar cuidado. Observe:

PEIXES SÃO FONTES DE GORDURA

Embora os peixes sejam aliados na hora de nutrir o corpo e melhorar a disposição, os peixes também possuem gordura e as gorduras são mais densas e de digestão demorada. Portanto, uma grande quantidade de peixe no estômago pode ser prejudicial para você que busca algo leve.

EXCESSO DE PROTEÍNAS

rodizio japones

Observe se nos pratos não há um exagero na quantidade de proteínas: peixes, ovos, tofu e algas. Essa variedade é exagerada para uma refeição, portanto, busque variar com carboidratos leves como os vegetais verdes, com o pepino e o gengibre por exemplo.

SHOYO

molho shoyo

Embora o shoyo seja um molho de soja fermentado e tenha lá suas indicações terapêuticas, a maioria deles contém uma quantidade absurda de sódio. O sódio dá sabor ao alimento e é muito utilizado nos alimentos industrializados. No entanto, o excesso de sódio desidrata as células e prejudica o funcionamento dos rins. O consumo frequente de shoyo pode levar {a formação de cálculos renais.

LÍQUIDOS NAS REFEIÇÕES

copos de bebidas não alcoolicas

Cuidado com o consumo de líquidos frios nas refeições como refrigerantes ou sucos hipergelados. Lembre-se de que a digestão envolve a energia dos órgãos internos então se sentir sede, busque bebidas quentes, que irão favorecer seu corpo. As bebidas frias podem atrasar a digestão e se você também tiver um corpo frio sentirá um cansaço danado quando a digestão começar.

É interessante observar que no Oriente, as refeições são fonte de prazer assim como aqui, no entanto, a cultura oriental estimula a gratidão antes das refeições e valoriza muito o não desperdício, por isso, a quantidade de comida que se põe no prato é realmente apenas aquilo que será consumido.

Portanto, não deixe de consumir as refeições orientais (ou de outros tipos de culinária) mas cuidado com rodízios e festivais de comida e dê preferência aos restaurantes à la carte, onde você pode pedir exatamente o que vai comer. Dessa forma você preserva a sua saúde, mata a fome e muitas vezes economiza no preço.

Desafio: Observe como você se sente após comer

homem dormindo em cima de um prato de sushi

  • Relaxado
  • Estufado
  • Satisfeito
  • Pesado
  • Saciado

Ao sentir-se bem, tenha certeza de que seu corpo agradece!

Conheça meu Programa de Consciência Alimentar: Terapia na Mesa

https://terapianamesa.local/programa-online-terapia-na-mesa/